Carros ganham sons com Bluetooth e acesso à internet; veja

Rádios dos carros estão cada vez mais tecnológicos, com Bluetooth e acesso à internet
Foto: Getty Images
Ele ainda é considerado um acessório, mas o som nos carros tornou-se quase indispensável para motoristas que não abrem mão de ouvir música ou notícias enquanto dirigem. Para atender à demanda que cresce com o aumento da frota no país, empresas do setor investem em tecnologia e as fabricantes de automóveis já oferecem mais de uma opção para quem compra um veículo zero quilômetro. Saiba o que levar em consideração na hora de escolher o som e conheça os modelos que são novidade.
Se você quer colocar um som no carro, a primeira medida é traçar o seu perfil. Gosta de ouvir música alta ou apenas um som leve ou noticiário? Curte CD ou já é totalmente adepto às músicas digitais? Quer também imagens ou somente o som? Essas perguntas costumam ser feitas por quem vende os equipamentos.
“O primeiro passo é aliar o perfil da pessoa ao que ela deseja gastar. Se quer somente escutar noticiário indo para o trabalho, por exemplo, poderá colocar um som bem diferente de quem gosta de tecnologia” observa Marcelo Motitsuki, do portal Autosom, especializado em conteúdo de som automotivo.
Um aparelho de som básico - já com entrada USB e com dois alto-falantes na frente e dois atrás - custa cerca de R$ 500. Os preços, claro, vão aumentando conforme a exigência dos aparelhos e a potência que o dono do carro quer atingir. Para quem compra carro zero quilômetro também há opções. Foi-se o tempo que era possível escolher entre com rádio e sem rádio. Praticamente todas as montadoras oferecem duas ou três opções de som nos veículos novos. No novo Fusca, por exemplo, lançado no Brasil ano passado, é possível optar entre um o som com navegação integrada e o sistema Fender, o modelo inspirado nas guitarras do mesmo nome que proporciona maior potência graças a amplificadores de 400 Watts.
publicidade
Para os tecnológicos, os aparelhos estão cada vez mais sofisticados. Alguns já nem saem mais com tocador de CD, apenas com acesso para ouvir músicas digitalizadas. A novidade está em um dos modelos de mais destaque da HBuster. No HBD-D3100AVN, com tela de 6,1 polegadas, todos os arquivos armazenados em dispositivos USB como pen-drives, iPods/iPhones e outro players podem ser reproduzidos pelo aparelho. O aparelho tem tela touch screen e entrada para câmera de ré.
Uma tendência que veio para ficar são os aparelhos com entrada Bluetooth para receber chamadas telefônicas. O Bluetooth também permite reproduzir músicas do seu dispositivo móvel, até mesmo de tablets e computadores.
A Sony também aposta pesado em tecnologia. Um dos últimos lançamentos é o XAV-W601BT, um aparelho de DVD que possui conectividade Bluetooth com viva-voz e acesso à agenda de contatos do telefone. O aparelho pode ser manuseado com toque por touchscreen e tem tela de 6.1 polegadas em alta resolução.
“O mercado de som automotivo com Bluetooth vem crescendo, assim como o de celulares com essa função, então decidimos investir nesse produto para atender esta nova demanda de mercado. O gosto pela música é uma característica do brasileiro” diz Marcos Uematsu, gerente de som automotivo da Sony Brasil.
Em muitos aparelhos já é possível ficar conectado via smartphone e assistir a vídeos ou ouvir músicas pelo You Tube. É possível ainda ser avisado quando recebe mensagem no celular.
E os rádios agora ajudam até o motorista a estacionar. O Novo Gol ou o Novo Voyage estão equipados com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional). O rádio mostra na tela a silhueta digital no formato da carroceria do veículo, exibindo uma barra que vai se aproximando à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema conta com bip que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto. O novo rádio também tem maior interação com o I-System, transmitindo praticamente todas as informações exibidas na tela do rádio no display central do painel. E o sistema Bluetooth oferece o recurso “hands free” (mãos livres), que possibilita o motorista realizar ou receber chamadas telefônicas utilizando apenas as teclas do volante.
- Rádios dos carros estão cada vez mais tecnológicos, com Bluetooth e acesso à internetFoto: Getty Images

- Consumidor precisa avaliar qual é seu perfil na hora de colocar o somFoto: Sony/Divulgação

- Rádio do Novo Gol e Novo Voyage mostra na tela a silhueta digital do veículo para ajudar no estacionamentoFoto: Volkswagem/Divulgação

- Rádios oferecem opções de receber e fazer chamadas telefônicas sem tirar a mão do volanteFoto: Getty Images

- De olho no mercado que cresce, empresas investem em novas tecnologias para rádios dos carrosFoto: Getty Images













0 comentários:
Postar um comentário